O sofrimento e as doenças são uma punição de Deus, do Diabo, da vida? São um castigo, azar, culpa de alguém?

Você sabia que 90% do que você vive está no seu inconsciente, comandando sua vida numa espécie de piloto automático?

Pois é! Isso tem muito a dizer sobre a maneira que o sofrimento e as doenças se apresentam na sua vida.

Numa perspectiva mais abrangente do ser humano, as doenças são a forma de as emoções e sentimentos que estão escondidos no inconsciente aparecerem, virem à tona. Seja depressão, ansiedade, fibromialgia, pressão alta, raiva, baixa autoestima, problemas gástricos e todas as doenças físicas, emocionais e psicológicas que se somatizam em nosso corpo, mente e espírito.

Mas o que significa somatizar uma emoção em meu corpo?

Somatização é o processo em que as questões físicas que a medicina não explica a origem e nem constituem um quadro clinico específico, mas que seriam de origem emocional, se manifestam em nosso corpo em forma de sintomas e doenças. Estes sintomas podem ter sua origem nos pensamentos disfuncionais e emoções fortes que abalam o sistema psíquico.

Um exemplo: você está fazendo suas atividades normalmente e começa a sentir falta de ar, coração disparado, sente uma forte urgência em ir ao banheiro, suor excessivo, dores abdominais ou não consegue ter pensamentos claros sobre o que está acontecendo (pode ser um ou mais desses e outros sintomas juntos). Você vai em busca de um atendimento e o médico não encontra nada que possa explicar tudo isso.

Por que isso acontece?

Aqui temos várias causas, e uma delas é pela ansiedade, que muitas vezes não é percebida. Outros fatores são as preocupações persistentes, falta de percepção da sua capacidade em resolver questões complicadas do dia a dia. Traumas causados por situações anteriores de vida onde você se percebeu acuado(a) e sem recursos e os processos inconscientes, que você não percebe mas estão ali, como uma água quieta num lago que às vezes se agita.

Você provavelmente já passou por alguma situação em que foi ao médico com alguma dor e ele disse que era de fundo emocional?

Se sim, você estava provavelmente, naquele momento, somatizando alguma emoção e ela apareceu no seu corpo como dor, desconforto, mal estar.

O Terapeuta Ernani Fornari fala sobre essa interpretação da origem das doenças e dessa somatização em nossa vida de uma maneira bem didática e que nos traz muito esclarecimento.

Reflita junto com esse vídeo e veja o quanto esse novo olhar pode ajudar o seu entendimento daquilo que hoje se apresenta como doença no seu corpo e como esse entendimento mais amplo pode ser um início de uma transformação na sua vida:

Doenças, somatização, ansiedade e depressão

Vídeo 01: As doenças são uma punição em nossas vidas?

 

É comum que tenhamos algumas somatizações e sensações de mal estar por causa da alta carga de preocupações. Uma mente presa a um passado que não se pode mudar ou angustiada por um futuro que não chegou é uma mente extremamente ocupada com preocupações. Isso gera ansiedade e depressão e se você se sente preocupado o tempo todo, vale a pena dar uma olhada nesse outro vídeo abaixo, que complementa o anterior.

Momentos de ansiedade, tristeza profunda e tensões musculares de fundo emocional são frequentes, devido a muitos fatores estressantes da nossa vida moderna:

Dê uma olhada:

Tensão emocional, preocupações, ansiedade

Vídeo 02: como as tensões afetam e pioram sua saúde

Ficar ansioso e tenso é uma resposta do corpo, principalmente porque não aprendemos a respirar certo e a relaxar antes de dormir, recursos que podem ser grandes aliados da nossa saúde, por exemplo. Na nossa cultura, não aprendemos a canalizar as nossas energias corretamente e ainda achamos que recursos simples e poderosos como a meditação é um bicho de 7 cabeças, difícil de realizar.

Quando vamos colocar na nossa rotina as práticas simples que aliviam nosso estresse?

O fato de ficar tenso(a), preocupado(a) e estressado(a) deveria requerer nossa atenção, tanto na prevenção quando no tratamento dessas questões. Nem sempre vamos conseguir evitar esses sintomas no nosso mundo moderno, mas é possível usar recursos simples do nosso corpo para situações de emergência. Crises de raiva, ansiedade e tristeza profunda são algumas situações onde uma simples respiração profunda pode dar outra direção e alívio ao que se sente, beneficiando nossa saúde integral.

Se alguma vez você ouviu que meditar é parar de pensar, saiba que isso é impossível e que tentar cessar completamente os pensamentos dá até dor de cabeça!

Meditar é mais simples do que você imagina, e ajuda a processar melhor todo esse conteúdo inconsciente que nos governa.

Se você quer aprender a respirar, meditar e relaxar de uma maneira muito SIMPLES e muito útil na sua vida, como prevenção e também como auxiliar nos seus tratamentos de doenças físicas e emocionais, o Curso Online Minha Vida Mais Leve está com vagas abertas e você pode se matricular e começar hoje mesmo, o acesso é imediato.

Algumas das práticas que você vai aprender para usar como prevenção e em casos de emergência são:

  • Exercício da Respiração Completa. Com ele você reaprende a respirar, e assim, ganha mais consciência e mais capacidade respiratória, ajudando na reversão dos quadros de desequilíbrios psico-físicos oriundos das tensões e da má respiração.
  • 02 técnicas fáceis e básicas para serem utilizadas como auxílio em casos de emergências físicas e psico-emocionais:
  • EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO para casos de depressão, cansaço, desânimo, tristeza, pressão baixa, bradicardia ou temperatura baixa
  • EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO para casos de ansiedade, raiva, angústia, pânico, taquicardia, pressão alta ou febre
  • Técnica da Meditação da Observação da Respiração
  • Técnica da Meditação com Mantra
  • Áudio de preparação da Meditação
  • Áudio com as duas meditações
  • Áudio da Meditação da Observação da Respiração guiada
  • Áudio da Meditação com Mantra guiada
  • Áudio em MP3 com a explicação da preparação para o relaxamento
  • Áudio em MP3 com o relaxamento guiado, para ouvir e relaxar profundamente

E ainda receberá um E-BOOK EXCLUSIVO COM 44 TEXTOS DE LEITURA TERAPÊUTICA, escritos pelo Terapeuta Ernani Fornari, que é o instrutor desse curso.

>>> Confira aqui o programa completo do curso e como para fazer sua matrícula.

Um grande abraço!

Redação Portal do Bem

 

Comentários

Comentários