Cortar o glúten só faz bem, mas é preciso tomar cuidado e manter uma dieta equilibrada

EmagrecerEstá na moda! E as capas de revistas e programas de TV e trocentos sites da internet não param de mostrar que famosos e famosas emagreceram, secaram, graças à dieta sem glúten. Aí, os desavidos e desavisadas cortam todas as fontes de carboidratos de sua alimentação e acham que estão fazendo um grande negócio. Então chegou a hora de entender como isso funciona, para que uma coisa que poderia ser muito boa para sua saúde não seja, na verdade, ainda pior.

O glúten não engorda. É isso mesmo, essa proteína presente no trigo, cevada, centeio, malte ou aveia, não tem qualquer relação com o seu ganho ou perda de peso. Mas, como ao entrar numa dieta sem glúten, acaba-se cortando massas, pães, biscoitos, bolos etc., naturalmente se perde peso. Porque são alimentos muito calóricos que paramos de consumir.

Por isso é tão importante entender o que está acontecendo com seu organismo e o que nosso corpo precisa pra viver. Por exemplo, o pão de queijo. Ele não tem glúten (geralmente), mas é extremamente calórico. Assim como aquela batata frita deliciosa que você faz em casa.

Quando compramos algum produto que traz no rótulo a expressão gluten free, é preciso ficar muito atento, especialmente se o objetivo é a perda de peso. Não é raro que esses produtos sejam ainda mais calóricos que os tradicionais, pois têm na sua composição os açúcares e gorduras, entre outros elementos .

E a energia?

Cortar pura e simplesmente o glúten pode não fazer bem. Como ele está presente nos alimentos à base de trigo, que são nossa fonte mais comum de carboidratos, nossa dieta pode ficar desequilibrada. Porque são justamente os carboidratos que dão energia ao nosso corpo.

O glúten não oferece qualquer benefício ao nosso organismo, muito pelo contrário. Sua presença na nossa alimentação pode atrapalhar e muito a nossa vida, fazendo com que nosso corpo – especialmente o intestino – funcione muito mal. Então, que tal substituir as fontes de glúten por outros alimentos? Esse é o caminho indicado para que tenhamos um cardápio organizado e equilibrado.

Mas eu quero emagrecer!

Emagrecer pode ser muito bom. E cortar o glúten e adotar uma dieta equilibrada – além de praticar exercícios – vai fazer qualquer um perder peso. Porque teremos um cardápio mais leve e o organismo funcionando melhor. Mas ninguém pode viver sem energia.

Então, que tal descobrir como fazer essas substituições? Clique aqui e assista a minissérie Existe Vida Após o Glúten. É completamente gratuita e no terceiro programa há muitas dicas práticas de como cortar esse vilão das nossas vidas e levar uma vida saudável. Temos certeza que você vai gostar.Timi

Comentários

Comentários