Elaborado com gergelim branco orgânico e sal marinho levemente tostado e posteriormente moído. A proporção é de 14 medidas de gergelim para uma medida de sal.

O gergelim apresenta sabor ligeiramente adocicado. Age principalmente sobre o fígado e os rins, aumentando-lhes a essência (Yin) e fortalecendo-lhes as funções. Mostra ainda efeito tonificador sobre o sangue.

Rico em vitaminas

O gergelim é rico em vitamina A, B1, B2, E, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e, principalmente, em óleos, dos quais 40% são constituídos de ácido linolênico (ácido graxo ômega 3), ácido linoleico (ácido graxo ômega 6), ácido oleico (ácido graxo ômega 9) e outros.

Umedece os órgãos

O gergelim umedece os cinco órgãos, fortalece os tendões e os ossos, tonifica o estômago e os intestinos, acalma o Qi do fígado, clareia a visão, refresca o sangue, libera os efeitos tóxicos do calor. Tônico geral, principalmente após hemorragias, o gergelim fortalece os membros inferiores, evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

Combate o esgotamento

O gergelim combate o esgotamento nervoso ou mental, o estresse, a perda de memória, a depressão nervosa, a irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, previne o enfarto do miocárdio e a trombose arterial.

É auxiliar nos regimes de emagrecimento, pois, por ser rica em fibras, a semente do gergelim, quando consumida, ajuda a manter a sensação de saciedade, ou seja, você demora mais a sentir fome, o que dá a possibilidade de cortar alguns “lanchinhos” hipercalóricos feitos fora de hora. Por isso, pode-se dizer que o gergelim auxilia em dietas para perda de peso. Além da saciedade, as fibras são ainda responsáveis por regularizar ou melhorar o funcionamento do intestino.

O gersal é um excelente tempero para o arroz!

Denise Bloise
denisebloise@gmail.com

Comentários

Comentários