A Aromaterapia pode criar uma atmosfera aconchegante no dia a dia e permitir aos seus convidados ficar a vontade em sua casa, mesmo aqueles que lhe visitam pela primeira vez.

A Aromaterapia foi criada no final dos anos 1920 e tem contribuído favoravelmente em tratamentos holísticos, estéticos, sobretudo em ambientes.

Os aromas empregados são os óleos extraídos das folhas, caules, raízes, flores e frutos das plantas. São os chamados Óleos Essenciais.

Cada óleo essencial tem sua propriedade e atua no nível energético religando as emoções à mente e ao corpo, ou seja, faz bem a sua saúde de forma sutil, promovendo equilíbrio, relaxamento ou concentração.

Contudo, há alguns critérios que precisam ser considerados, principalmente para as pessoas que moram na casa que será harmonizada com os óleos essenciais:

  • Se há hipertensos;
  • Se há alérgicos com problemas respiratórios ou contato sobre a pele;
  • Se há pessoas que sofrem de depressão e/ou ansiedade;
  • Se há pessoas que estão sob algum tratamento homeopático.

Se sim, é recomendável buscar orientação com um terapeuta holístico antes de seguir estas dicas, pois os óleos sugeridos podem alterar o estado de pessoas incluídas nas condições citadas, embora as sinergias (potencialização proporcional dos óleos essenciais para cada necessidade) aqui mencionadas tenham proporção suave para beneficiar a todos de forma geral.

Para iniciar a aplicação de quaisquer óleos essenciais em ambientes é necessário avaliar se a modificação será feita em um só cômodo ou na casa toda. Além disso, é fundamental que os óleos essenciais sejam agradáveis ao olfato de todos. Por exemplo, os elementos ácidos naturais (como alho, cebola e limão) puxam energias negativas, mas nem sempre são agradáveis se utilizados nos ambientes.

A personalização de um ambiente com Aromaterapia requer o preparo de uma mistura agradável e uma combinação específica para os efeitos desejados, porém é possível neutralizar alguns efeitos se retomarmos os conceitos do Feng Shui e avaliar as energias do guá (área) faltante com o objetivo de promover o fluxo de energia – o chamado Ch’i.

Para tanto, o Ba-guá (octógono que identifica as oito direções: norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste) é posicionado sobre a planta baixa (pode desenhar a sua) da casa toda, ajustando a entrada principal ao guá do Trabalho (a área que corresponde à cor preta). Este é o primeiro guá. A partir daí ficará mais fácil verificar os demais guás, basta seguir o sentido horário.

No guá do Trabalho, a carreira, o sucesso nos negócios e o estilo de vida são ativados.

Já percebeu o quanto a entrada/hall de entrada da casa revela a sua personalidade?

Esse guá tem o elemento água predominante; rege os ouvidos, o sangue e os rins. É a direção Norte do Ba-guá. Se desejar ativar relacionamento com colegas de trabalho pode se valer do óleo essencial de gerânio, aroma floral adocicado com frutal mentolado, que anima, é regenerador e equilibrante. Para o caso de diminuir a tensão no trabalho, pode escolher o óleo de Laranja Doce, um aroma frutal e refrescante que além de equilibrar o sistema linfático é relaxante mental.

O segundo guá aponta para direção Nordeste, rege as mãos e está ligado ao conhecimento, à sabedoria, à educação e à contemplação. É o guá da Espiritualidade. Os óleos que podem potencializar essas forças são: Eucalipto, canforado, amadeirado e refrescante, combate o cansaço, desânimo e falta de concentração e Cedro, amadeirado e calmante, atenua o estresse e a tensão. Ambos são excelentes para aquele momento que a preguiça de meditar aparece.

O terceiro guá corresponde ao Leste e pertence ao elemento madeira. Rege os pés e garganta e trata dos ancestrais, da comunidade e Vida em Família. O óleo essencial de Manjericão é refrescante, levemente apimentado, estimulante mental, revigora e reanima; ideal para as reuniões em família. Outra sugestão é usar o óleo de Lavanda, floral adocicado levemente amadeirado que diminui o estresse e a ansiedade. Esses óleos trazem animação e despertam a gentileza.

O próximo guá é o da Prosperidade e rege os ossos. Esse guá se direciona a Sudoeste e para ativá-lo, o óleo essencial de Cravo, cujo aroma é doce e quente, é uma especiaria oriental que além de ser estimulante da circulação, minimiza o cansaço e reconecta para a vida. Outra especiaria é o óleo de Canela, que também produz efeito estimulante. Seu aroma quente e doce atua no esgotamento nervoso e na má circulação. Este guá representa o fluxo do dinheiro e esses óleos essenciais ativam a força vital para garantir tal movimento. É o fluxo que gera a Prosperidade.

Continuando a identificar os guás, chegamos ao guá da fama, da Sorte e do Sucesso. Sucesso nos negócios e no amor; uns podem desejar fama; em contrapartida, outros reconhecem seu sucesso quando atingem seu objetivo. E noutras situações, o sucesso está em percorrer o caminho, em viver conforme suas escolhas. Não importa! Para cada um, Sucesso é um valor diferente, mas imprescindível a todos. No corpo, a regência deste guá são os olhos e o coração. É o guá do futuro, cujo elemento é o fogo e aponta para direção Sul. Louro e Limão são os óleos essenciais indicados para ativar essas energias. Louro atua no plexo solar, é um aroma doce e picante, minimiza o desânimo e a baixa vitalidade, enquanto que Limão, com seu frescor, é animador, atua na concentração, é relaxante mental, além de eliminar a raiva e o mau humor. E viva a alegria, minha gente!

A área (guá) dos Relacionamentos fica a Sudoeste e é regida pelo abdômen. Parcerias e casamentos podem ser ativados nesse guá através do óleo essencial de Camomila. Com aroma doce e seco, elimina o estresse, ansiedade e insônia por ser, além de animador, relaxante mental. O óleo essencial de Ylang-Ylang também é indicado para esse guá; floral doce e quente é afrodisíaco, equilibrador hormonal e atenua raiva, medo e frustração. Ambos eliminam o excesso de preocupação.

óleo essencial, feng shui

Para o guá da Criatividade, localizado a Oeste do Ba-guá, cujo elemento é o metal e a regência no corpo é a boca, cabeça e pulmões, podem ser usados os óleos de Hortelã-pimenta (ou Menta) e o de Alecrim para estimular a relação com os filhos ou ajudar nas decisões importantes. Enquanto o óleo de Hortelã-pimenta, com seu aroma mentolado, atua na apatia e no cansaço, promovendo descongestionamento das vias respiratórias, o de Alecrim, por ser canforado, combate a enxaqueca, o esgotamento mental e a letargia. Esses óleos ativam a coragem. E criativos sem coragem não combinam muito, não é mesmo?

Noroeste é direção do último guá e é encontrada a área dos Amigos, das pessoas que cultivam a esperança e das viagens. Podem ser incluídos os Amigos do Astral: seus Mentores, Santos protetores. Regido pela cabeça, esse guá pode ser ativado com o óleo essencial de Tomilho, doce e perfumado, que atenua bloqueios, esgotamento e falta de concentração. Pode ser usado também o óleo essencial de Tangerina (ou Mandarina), aroma frutal e cítrico, que possui propriedades sedativas e atua na insônia e no estresse.

No centro da casa há um raio no qual todos os guás criam uma Unidade. É o elemento Terra, que confere saúde e bem estar quando as energias de todos os guás estão fluindo, ou seja, se desenvolvendo da melhor forma possível. Para ativar o Centro ou Unidade, o óleo essencial de Laranja Amarga é indicado. Com aroma levemente adocicado, promove equilíbrio por ser estimulante e relaxante mental simultaneamente. Ideal para as recepções ou festas, pois acalma tanto quem está preparando a recepção como os convidados. Neste caso em especial, o óleo de Laranja Amarga pode ser usado antes e durante o evento.

Como usar:

Para usufruir dos benefícios destas ativações (lembrando que o ambiente precisa estar limpo e organizado), pingue três gotas do óleo essencial escolhido num aromatizador elétrico (aquele que se ajusta às tomadas, que é bem prático) e coloque um pouco de água para não queimá-lo. A duração do aroma no ambiente é de aproximadamente duas horas. Depois, espere esfriar e limpe com álcool, assim o aromatizador estará pronto para o próximo uso.

difusor aromas, óleo essencial

Difusor elétrico

Para mulheres grávidas ou crianças com menos de nove anos, reduza para uma gota de óleo essencial.

Os óleos essenciais de Lavanda, de Camomila e de Laranja Doce podem ser usados à noite. Os demais não; devem ser aplicados até às 15 horas.

A proposta de harmonizar a casa com óleos essenciais é ativar um guá de cada vez. Não use todos os óleos juntos. Escolha o guá que mais necessita de ativação e use um dos óleos essenciais indicados por três dias seguidos. Pare de usá-lo por apenas um dia. Depois retome o guá ou escolha outro, repetindo três dias “sim” e um dia “não”, não sendo necessário, portanto, seguir uma ordem específica nos guás. Por exemplo: o do Trabalho pode ser ativado após o do Relacionamento.

Na impossibilidade de obter óleos essenciais, lembre-se de que incensos são preciosos transmutadores de energia. Vale muito o seu “insight” porque é o seu ambiente, você é quem deve interagir nele.

Sueli Cozer Abreu
Veja o site da autora

Comentários

Comentários