Meu primeiro terapeuta transpessoal me dava folhas com mandalas em branco pra pintar. Na época eu achava aquilo muito bobo! Francamente, ficar desenhando feito criança (olha a resistência) não me parecia dar conta de tudo que eu tinha pra resolver ali. Com o tempo, deu pra perceber o quanto aquilo me ajudava a liberar o estresse e a aumentar a conexão comigo mesma, pra eu ter foco e assertividade na própria terapia.

Esses dias fui procurar modelos de mandala pra imprimir e retomar esse processo – estimulada pelo meu filhote de 2 anos, claro, que já tá rabiscando a casa toda – e achei um site em que a gente pode pintar as mandalas on line, super moderno! Confesso que imprimi algumas pra pintar à lápis, que acho mais legal, mas esse serviço on line também é interessante pra fazermos naquele intervalo do almoço ou antes daquela reunião com o chefe estressado. Depois dá pra mandar o link pra ele por e-mail, quem sabe ajuda, né? 😉

Por que mandalas?

Em sânscrito, mandala significa círculo, e cada uma pode ter uma função terapêutica, vibrando de dentro pra fora ou de fora pra dentro. Simbolizam toda a nossa conexão com a vida, com o bem maior e podem ser usadas para aquietar os pensamentos, meditar e se comunicar, já que são instrumentos milenares cheios de significados. Depois de pintar a sua, contemple-a um pouco e absorva aquilo que você comunicou com sua própria pintura!

Por que desenhar?

Já viu como isso acalma as crianças? Desenhar é um trabalho simples, barato, extremamente criativo. Nessa simplicidade mora um universo muito rico de introspecção, comunicação, expressão e exercício da criatividade. Funciona para todas as idades!

Desenhar envolve planejar, combinar cores, fazer, desfazer, apagar, recomeçar, rabiscar, intensificar cores e força quando desenhamos num papel, etc. O legal dessa ferramenta on line é que é mais fácil mudar as cores quando não gostamos do resultado. Podemos usar a mesma mandala por um longo tempo, só trocando as cores num clique. Se formos refletir, tudo isso tem relação com nossas emoções e ações. Repensar, planejar, mudar, criar, sentir, perceber, alterar, gostar, não gostar… quantas vezes temos que mudar na vida? Esse pode ser um bom exercício: construa uma mandala e depois altere todas as cores. Você criou outra tão bela quanto, sem culpa, sem medo, fluindo na brincadeira.

Para começar:

1) SE VOCÊ ESTÁ MUITO ESTRESSADO:

Muitas mandalas tem pontos pequenos pra pintar que exigem paciência. Então se você está bem cansado, sugiro começar com a Mandala 44, que tem áreas grandes pra pintar. Além disso, você vai se familiarizando com as ferramentas de pintura do site antes de partir para as mais elaboradas. Fiz uma aqui nesse modelo para você ver:

aa1ea3b80624865f8a6eaa707ecaf1b9

Link dessa mandala: http://mandalas.colorir.com/mandala-44.html

2) TREINANDO MAIS:

A Mandala 13 ainda tem áreas grandes, mas dá para colorir mais. Caso essa também esteja fácil, muito bem! Avance duas casas e vá para a próxima etapa, com figuras mais elaboradas!

Veja como ficou a minha:

881561cfff35cb4f3d9599b21da73fef

Link dessa mandala: http://mandalas.colorir.com/mandala-13.html

3) MANDALAS PROFISSAS!

Aí sim eu vi o maior exercício de concentração e paciência, super recomendo, com mais áreas menores para pintar (não, eu não consigo abandonar o rosa pink nos desenhos, hehehe). Essa é a Mandala Modernista.

MANDALAS

 

Link dessa mandala: http://mandalas.colorir.com/mandala-modernista.html

4) SE PUXANDO:

Aqui eu exercitei a respiração, contemplação e planejamento: fiquei um tempo olhando pro desenho em branco antes de pintar, selecionando mentalmente as cores e relaxando. Recomendo a experiência! Esse modelo me lembrou os cristais de água que o Dr. Emoto pesquisou e percebeu que as moléculas do líquido, quando expostas a sons e palavras amorosas e de vibrações elevadas, formam desenhos lindíssimos. Aí coloquei tons suaves e muito azul, que geralmente representam esse elemento tão essencial pra nossa vida.

Aproveito a mandala abaixo pra te convidar para rezarmos por toda a água do nosso planeta, um minuto por dia. Vamos? 😉

Essa é a Mandala Flor Simétrico:

8bde804147ea6ce3a49cad098a5b0cee

Link dessa mandala: http://mandalas.colorir.com/mandala-flor-simetrico.html

Que tal experimentar agora? Aproveite pra respirar fundo e bom exercício!!!

Site: http://mandalas.colorir.com/

Outro site onde você pode imprimir as mandalas para pintar à lápis: http://www.clipartandcrafts.com/coloring/adultcoloring/mandala-coloring.html

Gratidão e Beijos, 
Vanessa Kober

Comentários

Comentários